Os 5 grupos de ransomware mais atuantes na América Latina em 2023


Cibercrime

A atividade dos grupos de ransomware na América Latina aumentou em 2023, com um crescimento nos ataques direcionados aos setores corporativos e governamentais da região. Saiba quais são os principais grupos criminosos e como as empresas e instituições devem se preparar.

Os 5 grupos de ransomware mais atuantes na América Latina em 2023

A atividade dos grupos de ransomware na América Latina aumentou este ano em comparação com o ano anterior, com um disparo nos ataques direcionados aos setores corporativos e governamentais. Um dos principais desafios a enfrentar no futuro próximo será o aumento das campanhas de spearphishing (direcionadas a um alvo específico). Deve-se levar em consideração o aumento dos riscos associados ao maior uso de tecnologias no período pós-pandemia, bem como a necessidade de aumentar o nível de conscientização dos colaboradores das empresas em todos os níveis.

Neste cenário, a implementação de medidas de cibersegurança varia de acordo com o tipo de organização, e de acordo com informações do ESET Security Report, existem questões em que há uma convergência para todo o setor. O roubo ou vazamento de informações nas empresas representa um dos maiores desafios, atingindo 66% das empresas, e está associado ao acesso indevido a sistemas. Ou seja, o aumento dos ataques busca explorar alguma vulnerabilidade por meio de campanhas de spearphishing ou a instalação de códigos maliciosos como ransomware ou trojans de acesso remoto.

Os cibercriminosos (grupos ou indivíduos) buscam ganhar mais dinheiro em menos tempo e oferecem seus serviços a custos muito acessíveis para todos os tipos de usuários, desde profissionais técnicos até novatos ou pessoal descontente que procura lucrar com as informações da organização em que trabalham. É por isso que eles se popularizam no mundo do crime cibernético, gerando uma oferta e demanda cada vez maiores.

De acordo com o ESET Security Report, 96% das organizações apontaram sua preocupação com o ransomware como uma ameaça latente; 21% admitem ter sofrido um ataque com esse tipo de malware nos últimos dois anos. Dentre…

Source…